Planejamento energético é discutido em Bento
08/04/2016 09:03 atualizada em 08/04/2016 09:13

A quarta reunião do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs) foi realizada em Bento Gonçalves, nesta quinta-feira, 7. O encontro, que ocorreu durante a Fiema Brasil, contou com a presença do Prefeito Guilherme Pasin e do Secretário Estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker. Durante a atividade foram discutidos assuntos como Energia Fotovoltaica no Brasil, Programa RS Gás, plano de trabalho dos subcomitês para 2016, entre outros.

Recentemente foi anunciada a instalação de uma fábrica de painéis de conversão de energia solar no Município, o proprietário da empresa Intéling, Javier Valero Sánchez também esteve presente na reunião. Pasin destacou os benefícios da iniciativa para a cidade, que segundo ele vão além da geração de empregos e do aquecimento da economia. "A chegada dessa empresa nos permite atrair novos investimentos e a tecnologia de ponta de outras empresas. Queremos criar alternativas para que o setor produtivo de Bento, nas mais diversas atividades econômicas, possa avançar ainda mais", declarou Pasin.

A vinda da empresa foi conquistada através da Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Economico.

O Copergs foi recriado pela Secretaria de Minas e Energia e tem como principal finalidade estabelecer as políticas do setor energético para o Estado, desenvolver estudos e projeções sobre a matriz energética, assim como implementar ações com o objetivo de promover o aproveitamento racional dos recursos, entre outros.

Foto: Emanuele Nicola