Planejamento, tecnologia, ações e resultado no trânsito, transporte e segurança pública
07/01/2016 13:45

A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) realizou uma série de projetos e ações no ano passado. A finalidade foi melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Município aos contribuintes nas áreas do trânsito e da segurança pública. Em outubro, foi aprovado pela Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves (PlanMob), instituído pela Lei Municipal nº 5.996/2015. O trabalho foi realizado durante todo o ano de 2015 pela empresa Plural Consultoria Territorial, que foi licitada pela Prefeitura e trouxe um novo modelo na área de Mobilidade Urbana. A lei foi concebida após serem realizadas várias etapas de estudos técnicos, entre diagnósticos, avaliação do perfil, indicações técnicas e aprovação de propostas, que foram apresentadas à população em diversas audiências públicas na zona urbana e rural. O documento vale até o ano de 2.026 e serve de base para as políticas públicas para o setor de Mobilidade e Transporte.

Entre as ações de curto prazo já foram instalados dois novos pontos de semáforos. O primeiro localiza-se no acesso leste (entroncamento das ruas Carlos Dreher Neto e Aristides Bertuol com a avenida General Humberto de Alencar Castelo Branco) e o segundo, em um dos cruzamentos mais movimentados da zona norte (rua Pedro Rosa com Fiorelo Bertuol, no bairro Progresso), que equacionaram dois problemas históricos da mobilidade urbana, nos dois locais da cidade.
Dentro do projeto "Eu Jogo Limpo com Bento", foram instaladas 15 placas de educação no trânsito, alertando para os estacionamentos irregulares e a utilização das faixas de segurança para travessia de pedestres, pois no trânsito, o pedestre é prioridade. Para 2016, já foram projetadas diversas medidas, de acordo com a nova legislação, de intervenções viárias para se cumprir os prazos e medidas previstas, com foco na diminuição da velocidade e segurança viária, que diminui a acidentalidade e riscos a vida das pessoas.

Serviços públicos

A administração pública também implementou nova tecnologia para a implantação de um sistema digital na prestação de vários serviços e benefícios a comunidade. Entre eles, a informatização do processo de emissão e confecção de carteiras para a gratuidade no estacionamento rotativo pago para idosos e pessoas com deficiência (PCDs), que está beneficiando mais de 4.000 pessoas no município. O processo digital também favorece os mais de 90 cessionários dos serviços de táxis e seus colaboradores, para obtenção do cartão de registro e autorização para exercício dos serviços a comunidade.

Segurança pública

Dentro da política de planejamento e estratégia da segurança pública, foi estruturado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com a participação de várias entidades públicas e privadas. No ano passado, ainda foi aprovado o Plano Municipal de Segurança Pública, que subsidia as ações do governo municipal. Em 2015, o município investiu recursos próprios neste setor. Somente com o auxílio-moradia para os 27 policiais militares e oito policiais civis, que participam do Policiamento Comunitário, foram aplicados R$ 277 mil, com previsão orçamentária de R$ 306 mil para este ano. Além disso, foram adquiridos viaturas e equipamentos com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros.
A tecnologia também foi aliada da segurança pública, em 2015, com a instalação de monitoramento dos sistemas semafóricos, da Área Azul e dos agentes de trânsito. Em novembro, foi inaugurado o Centro de Monitoramento de Trânsito e Observatório da Segurança de Bento Gonçalves, onde são monitorados os sistemas de semáforos, o fluxo de trânsito integrado ao videomonitoramento da Brigada Militar e o controle das ocorrências de acidentes e autos de infrações de trânsito. Na sala, também estão afixados os demonstrativos dos principais indicadores de trânsito do estado, com a respectiva posição de Bento Gonçalves.

O secretário Mauro Moro destaca a qualificação do setor. "A informatização, monitoramento e comprometimento de alguns setores, foram responsáveis por viabilizaram a qualificação dos serviços públicos, mesmo com a redução de recursos humanos e econômicos. Avançamos em muitas áreas, utilizando a tecnologia para proporcionar uma melhor qualidade no atendimento ao cidadão. A implantação do sistema digital de emissão e confecção de carteiras para a gratuidade no estacionamento para pessoas idosas e pessoas com deficiência é um exemplo, reduzindo custo, burocracia e agilizando a concessão. A Sala de Monitoramento está associada a um Gabinete de Gestão de Crise, que permite acompanhar em tempo real, os sistemas de mobilidade urbana, de semáforos e de segurança pública, proporcionando subsídios para que possamos adotar as medidas necessárias em caso de intervenções de emergência", ressalta.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura

Foto: Arquivo/ASCOM