Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é aprovado
01/08/2017 16:58 atualizada em 01/08/2017 17:46

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, em Sessão Ordinária de segunda-feira, 31 de julho aprovou, por maioria de votos, o PLO nº 137/2017, o qual institui o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Bento Gonçalves. Segundo a justificativa da proposição, "o plano deve subsidiar e direcionar todas as políticas públicas e programas no âmbito rural agropecuário fomentadas pelo município, pelos demais órgãos governamentais e por outras instituições envolvidas nesse contexto nos próximos 20 anos".

Dessa forma, o Plano abrange 12 projetos que estruturam as ações nos eixos social, econômico e ambiental, com foco de atuação em: agricultura familiar; sustentabilidade; disponibilização de água; inspeção de produtos de origem animal; apoio às agroindústrias familiares; treinamento, capacitação e formação dos envolvidos nos arranjos produtivos e sociais locais; empreendedorismo; organização social; regionalização e incentivos à comercialização de produtos oriundos da agricultura.

Para o secretário adjunto, João Carlos da Silva, a importância do Plano está na estratégia básica de política de desenvolvimento local, constituindo-se parte integrante do planejamento municipal desencadeado pela Prefeitura Municipal, com foco de trabalho na agricultura familiar, empreendedorismo, agronegócio, permanência do jovem na agricultura e sucessão familiar. “O espírito do Plano está explicito que sua gestão será feita democraticamente, por meio das instituições representativas que se reunirão sistematicamente para reavaliar o andamento das atividades programadas, conforme as necessidades, demandas e oportunidades do momento”, complementa o Secretário.

O público pode acessar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Bento Gonçalves por meio do link: http://sapl.camarabento.rs.gov.br/sapl_documentos/materia/14739_texto_integral