menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Policiamento Comunitário é apresentado no bairro São Roque
29/04/2013 09:05 atualizada em 18/05/2013 09:56

Na noite desta segunda-feira, 29, aconteceu a primeira reunião de apresentação do Policiamento Comunitário. O encontro com os Moradores do bairro Althaus, pertencentes ao núcleo de São Roque, teve como objetivo sanar as dúvidas dos moradores, apresentar os soldados que irão residir na região.

 

São Roque, juntamente com o bairro Universitário abrange cerca de 9 mil habitantes, e foi escolhido para ser um dos núcleos do projeto, pelo aumento nos índices de criminalidade. Conforme o comandante do 3° BPAT (3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) major José Paulo Ianke Marinho, os quesitos de escolha dos bairros para o Policiamento Comunitário foram: índices de furtos e roubos, território, população, proximidade com o Centro. "Foi com o empenho e esforço do poder executivo, que hoje podemos estar aqui explicando sobre o núcleo que funcionará no São Roque. O bairro conta com uma população expressiva e necessita de segurança", destaca.  

 

O Secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, destacou o projeto como um investimento na sociedade. "O Policiamento implantado em  Bento Gonçalves é o quarto no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro a contar com um núcleo da Polícia Civil, somos privilegiados por ter um projeto tão grandioso", analisou.

 

Os policiais irão trabalhar nos núcleos em turnos, que serão definidos conforme a necessidade da unidade. O núcleo da zona Norte abrange o bairro São Roque, Universitário, Loteamento Bertolini e Panorâmico. O responsável pelo Policiamento no Município, tenente Clóvis Couto Lavarda, destaca que para o bom funcionamento do programa é necessária à participação efetiva da comunidade. "A comunidade terá o canal direto com o soldado, que viverá a realidade do local. Em um primeiro momento o policial vai procurar conhecer os moradores, comerciantes, saber das reais necessidades, e com o tempo essa relação vai se afinando", destaca.   O tenente ainda destaca que a solicitação de ocorrências deve ser canalizada no número 190.  

 

Policiamento no Município  

 

Serão instalados seis núcleos da Brigada Militar, com três policiais cada, e um núcleo da Polícia Civil, com oito policiais civis, dois de cada uma das quatro delegacias existentes na cidade. Segundo o prefeito Guilherme Pasin, o Policiamento Comunitário será propulsor de uma mudança de cultura, onde o policial está integrado com a comunidade e vivendo a vida dos moradores, salienta.   Além disso, com a instalação do Policiamento no Município, seis novas viaturas, 18 coletes, algemas, pistolas e rádios, foram entregues para aumentar a segurança.  

 

Embora seja um projeto do Governo do Estado, a implantação depende do apoio dos municípios. Recentemente o Executivo Municipal aditou as leis nº 4.431/08 e 5.515/2012, assegurando o repasse de recursos para investimento na segurança pública. Cada um dos 26 servidores envolvidos receberá auxílio equivalente a 6,5 Unidades de Referência Municipal (URM). Os repasses serão feitos pela Fundação Consepro, a partir dos recursos arrecadados pelo município com o estacionamento rotativo pago e fiscalizados pelo Conselho Municipal de Segurança Comunitária (Comsecom).  

 

Além do bairro São Roque/Universitário, também receberão núcleos da Brigada Militar: Progresso/Humaitá/Maria Goretti, Cidade Alta/Juventude, São Francisco/Licorsul, São Bento/Planalto/Fenavinho e Botafogo/Santa Rita. Em cada local haverá três policiais, que trabalharão em dois turnos de forma preventiva. O núcleo da Polícia Civil será composto por oito policiais, que trabalharão nos dias de folga e finais de semana. Os trabalhos terão foco na prevenção da reincidência de crimes, especialmente os cometidos contra mulheres, crianças e adolescentes.  

 

Os bairros que não receberam os núcleos do Policiamento serão atendidos pelo efetivo formado na última semana. O número de Policiais que serão incorporados ao Município deve ser divulgado ainda nesta semana.  

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

VÍDEOS