menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Prefeito participa da Mobilização Municipalista da FAMURS
27/11/2019 08:55 atualizada em 27/11/2019 09:09

A Famurs e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizaram nesta segunda e terça-feira, 25 e 26 de novembro, a Mobilização Municipalista 2019: a força dos prefeitos gaúchos. O evento teve como pauta principal as mudanças no pacto federativo, propostas pelo governo federal. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.


Segundo levantamento da FAMURS, entre os 497 municípios gaúchos, 226 têm menos de 5 mil habitantes e menos de 10% de arrecadação própria. Pela PEC do governo, seriam extintos. Também foram debatidos temas como falta de acesso asfáltico aos Municípios, relações com o Ministério Público e Tribunal de Contas, reformas tributária e previdenciária, fechamento de contas dos municípios e vedações eleitorais.

 

O Prefeito Guilherme Pasin, que também é um dos vice-presidentes da FAMURS, participou do painel na segunda-feira, 25, sobre repasses das verbas da saúde aos Municípios juntamente com o Prefeito de Tentente Portela, Clairton Carboni e a Prefeita de Cristal, Fábia Richter.

 

Pasin explanou sobre o programa Dação em Pagamento de Bens Imóveis Pertencentes ao Estado para Quitação de Débitos com os Municípios, criado em parceria com a federação, usa a dação de imóveis com a finalidade de compensar dívidas com municípios.

 

A estratégia prioriza o pagamento de dívidas da saúde que, no total, entre valores empenhados e não empenhados, chega a praticamente R$ 645 milhões.Cerca de 300 prefeitos, vice-prefeitos ou Secretários participaram do encontro.
 

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

 

BANCO DE IMAGENS