Prefeitura auxilia ampliação de redes de água para 42 famílias do interior
20/12/2018 14:49 atualizada em 20/12/2018 14:50

Em uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Corsan e associações de moradores, a Prefeitura tem trabalhado continuamente para garantir a ampliação de redes de água às comunidades do interior do município. Somente neste ano, em uma ação conjunta entre os envolvidos, foram ampliados 7,7 mil metros de extensão de redes de água, que beneficiaram 42 famílias nos distritos de Tuiuty e Vale dos Vinhedos.

Contando com essa parceria, também foi realizada a perfuração de um poço artesiano e a instalação de uma rede de 1.200 metros de extensão, na localidade de Pedra Lisa, Tuiuty, que contemplou 15 famílias. A ação também contou com o apoio da Emater que trabalhou na articulação para conseguir recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER) da Secretaria do Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo.

Atualmente, a Prefeitura é responsável pela administração e manutenção de seis redes de água nos seguintes pontos: Rede Posto de Trem (PT) 5, na Alcântara; Rede Alcântara e Vale Aurora (Faria Lemos); Rede Linha Buratti (Tuiuty) e localidades de São Pedro: Rede São Pedro e São Miguel, que beneficiam cerca de 610 famílias. Os outros pontos de abastecimento pertencem a Corsan e as associações de moradores.

O processo para realizar a melhoria ocorre da seguinte forma: os moradores buscam a Secretaria da Agricultura que faz o intermédio entre Corsan e associações. Parte dos recursos para compra dos materiais é proveniente do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada Corsan. Após a aprovação do projeto e aprovados os recursos pelo Conselho deste Fundo, a Prefeitura disponibiliza os materiais e maquinário necessários para a rede até o hidrômetro e os solicitantes entram com a mão-de-obra e os materiais para as ligações interna, a partir do Hidrômetro.

"A tendência é repassarmos todas as redes, que são de responsabilidade da Prefeitura, para a administração da Corsan ou para associações. A Prefeitura tem por objetivo propiciar o atendimento universal de abastecimento de água a todas as famílias moradoras dos quatro Distritos. Realizada a tarefa de atendimento de água, a Prefeitura passará a gestão para a CORSAN, quando a água é desse fornecimento, ou para a administração de uma Associação de usuários, quando a água for proveniente de uma rede independente " explica o secretário da pasta, Dorval Brandelli.

A Secretaria da Agricultura tem desenvolvido ações para identificar as localidades que ainda não possuem a melhoria, que devem ser ampliadas no próximo ano. Em 2019, estão previstos a perfuração de dois poços artesianos nas localidades do 8 da Graciema e Santa Lucia no Vale dos Vinhedos, que beneficiarão 420 famílias.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura