Prefeitura e Cooperativa Casa Nostra assinam financiamento com a Caixa para construção de moradias
11/06/2013 09:18 atualizada em 11/06/2013 09:23

Representantes de 18 famílias que integram a sociedade da Cooperativa Habitacional Casa Nostra assinaram nesta segunda-feira, dia 10 de junho, os contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal para a construção de suas moradias. O financiamento, que utiliza recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) destinado à habitação popular, tem como entidade organizadora a Prefeitura Municipal.

Desde 2002 as famílias organizadas de forma coletiva estão guardando dinheiro para a tornarem realidade o sonho da casa própria. Os imóveis serão construídos na região do bairro Vila Nova. Em janeiro deste ano, os moradores procuraram a administração municipal para agilizar o financiamento com a Caixa, cujo aporte de recursos é necessário à complementação do valor já economizado.

O total financiado é de R$ 1,350 milhões, com prazo de pagamento é de 30 anos e juros são de 5,5% ao ano. Os subsídios chegam a R$ 171 mil. De acordo com a presidente da cooperativa, Jocélia Pagani, este é um momento de comemoração. "Há 10 anos estamos investindo neste sonho de ter o nosso cantinho. O próximo passo é comprar o material e começar a construir", explica.

O gerente da Caixa, Roque Tremarin, comenta que o financiamento é concedido diretamente às famílias, a partir de proposta aprovada pela instituição na forma associativa. Depois da aprovação do empreendimento pela Caixa, são providenciadas as pesquisas cadastrais, as análises de capacidade de pagamento e as entrevistas com os beneficiários apresentados pela prefeitura, de acordo com a documentação pessoal e de renda. Uma vez aprovados os cadastros das famílias, ocorre a assinatura dos contratos. "O cooperativismo habitacional estimula os cooperativados a poupar para custear certos itens que não são pagos pelos financiamentos habitacionais. Esta poupança coletiva somada aos recursos do FGTS reduz o valor do investimento", salienta

A secretária de Habitação Rosali Fornazier explica que ao ser procurada pela cooperativa, a Prefeitura se engajou na causa. "Estamos sensibilizados e satisfeitos com o resultado desta caminhada. Esta é uma das maiores conquistas conseguida por estas famílias. Estaremos sempre abertos para que eles possam concretizar plenamente suas propostas", destaca.

O prefeito Guilherme Pasin salienta a importância do Poder Público ser parceiro nesta ação. "A casa própria é um sonho de muitas famílias. Estamos muito felizes por fazer parte deste momento tão importante na vida de muita gente. Desejo que uma vez concluída a construção, vocês mobíliem a casa com móveis de Bento e comemorem esta conquista com os vinhos daqui", complementa o prefeito.

Foto: Gustavo Bottega

ÁUDIOS