PROERD forma 473 alunos
10/07/2015 08:16 atualizada em 10/07/2015 08:29

Foi com o Auditório Ivo Antônio Da Rold lotado, que a Fundação Casa das Artes recebeu nesta quinta-feira, 09, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Cerca de 473 crianças receberam o diploma e medalha de participação no projeto, que é realizado pela Brigada Militar, em uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Ministério Público e Poder Judiciário.

O programa foi fundado em 1983, em Los Angeles (EUA), chegando ao Brasil através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1992. Em 1998, chegou no Rio Grande do Sul. O Proerd tem o objetivo de ensinar aos alunos do Ensino fundamental a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo. "Esse  programa vai além dos objetivos estipulados, pois alcança o âmbito familiar. O jovem leva os conhecimentos que adquiriu e os repassa a toda sua família e hoje temos o melhor exemplo disso, com a grande participação dos pais", destaca  o comandante do 3º Bpat, Major Álvaro Martinelli.

O Prefeito Guilherme Pasin, ressaltou que a grande participação é resultado do bom andamento do projeto. "É uma semente que foi plantada em cada um destes estudantes, futuros cidadãos que vão construir uma sociedade cada vez melhor, longe das drogas e violência", salienta.

O evento ainda contou com a premiação dos melhores alunos e com a apresentação da coreografia da canção do PROERD, com a participação do mascote do programa.

Foto: Emanuele Nicola