menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Professores visitam propriedade rural em São Pedro
15/05/2015 09:48

Conhecer de perto a origem dos produtos utilizados na alimentação escolar é uma das propostas do projeto Olhar Atento: Ciências para Vida - Alimentação Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) e EMATER. Integrando as atividades, na tarde de quinta-feira, dia 14, professoras dos segundos anos da rede municipal de ensino visitaram a propriedade do agricultor Charles Strapazzon, no distrito de São Pedro. 


Com o acompanhamento das secretarias responsáveis pelo projeto, as educadoras caminharam pela propriedade e puderam conhecer as plantações de frutas, verduras e legumes. Para encerrar, uma roda foi formada pelas docentes para leitura da narrativa infantil Tampinha, da autora Angela Lago, ligando a vivência ao Projeto Leituras: entre a caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos. A visita servirá de embasamento para o planejamento das visitas dos alunos, que acontecerão a partir do mês de junho e envolverão aproximadamente 650 estudantes.  



Olhar Atento            

O Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida é desenvolvido pela SMED desde 2013, e visa promover um olhar diferenciado no estudo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando vivências que subsidiem o trabalho de sala de aula e incentivando o uso dos laboratórios de ciências. O Projeto Olhar Atento concretiza-se através de três subprojetos: 


-Alimentação Saudável: desde 2013, a proposta promove, junto aos alunos de 2º ano do Ensino Fundamental, ações e vivências que buscam desenvolver a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação saudável, oportunizando à comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável. Algumas ações promovidas são: visitas à Feira Ecológica, visitas a propriedades rurais e agroindústrias, feiras escolares, revitalização de hortas escolares.  


-Biodiversidade: conhecendo animais e vegetais: com início em 2014, a proposta volta-se aos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental e tem como meta ampliar os conhecimentos gerais sobre os seres vivos, subsidiar o estudo da diversidade animal e vegetal na perspectiva evolutiva e promover a consciência sobre os cuidados com os seres vivos e o meio ambiente. Além da visita à Reserva Biológica, o Projeto prevê a participação no Concurso Posse Responsável e a realização de experiências práticas envolvendo animais e vegetais, como a construção de terrário, minhocário e formigueiro nas escolas. 


-Educação Ambiental: a proposta iniciou em 2015 e tem como principal objetivo promover o estudo da diversidade animal e vegetal, e a consciência sobre os cuidados com os seres vivos e o meio ambiente. As ações destinam-se aos alunos de 1º ano do Ensino Fundamental e contemplam a visita à Estação Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves (IFRS), além de experiências práticas envolvendo animais e vegetais.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação SMED

BANCO DE IMAGENS