Programa de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural forma primeira turma de 2016
13/04/2016 17:03 atualizada em 13/04/2016 17:09

Qualificar os agricultores é uma das principais metas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). Dentro disso, o Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural chega a mais uma edição em 2016, promovendo cinco cursos que contemplam o público feminino.

Nessa semana, cerca de dez integrantes da comunidade de São Valentim participaram do curso de Tortas e Docinhos, com carga horária de 16 horas, ministrado pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Marinez Furlanetto Demarco. O encerramento ocorreu ontem, 12, momento em que as participantes confraternizaram os alimentos produzidos.

O secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Zelavir Giordani, participou do encontro e parabenizou as mulheres. “De nada adiantaria a secretaria promover atividades se as comunidades não se mostrassem abertas a aprenderem coisas novas. Sabemos que nem sempre é fácil deixar de lado as atividades da casa, mas esse tempo dispensado certamente renderá bons frutos. Espero que repassem o aprendizado às moradoras que aqui não puderam estar e as convidem para as próximas edições”, complementou.

Esse é o primeiro curso de qualificação para o público feminino realizado na comunidade de São Valentim dentro do Programa. Moradora da comunidade há 20 anos, a agricultora Silvia de Fátima Sartor Orsato foi quem mobilizou as mulheres. “Eu já tinha ouvido falar das atividades em outras localidades do interior, então procurei a Secretaria da Agricultura. Montamos um grupo e logo fomos contemplados”, conta. Ela se diz satisfeita com o resultado. “Tanto para as festas da comunidade, quanto para os nossos lares, o aprendizado trará bons resultados. Estou muito feliz”.

A técnica em Agricultura da SMDA, Fabiane Foppa, acrescenta que o curso incentiva o empreendedorismo. “O interior de Bento Gonçalves atrai cada vez mais visitantes e essa é uma oportunidade para geração de renda”, acredita.

O Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural abrange os seguintes distritos: São Pedro, Tuiuty, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos. Até outubro, serão ofertados os seguintes cursos: Tortas e Docinhos, Informática Básica, Biscoitos e Salgados, Panificação Caseira e Aproveitamento Integral de Alimentos. As turmas já estão fechadas.

Criado por meio da lei municipal de número 5627 de 2013, o Programa tem por objetivo contribuir na qualificação, aprendizado e melhoria na qualidade de vida dos agricultores e integra o programa estruturante Desenvolve Bento, da administração pública municipal. Conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater, Embrapa e IFRS. Mais informações podem ser adquiridas com a SMDA, pelo (54) 3055-7168.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Cristiane Moro