Programa Posse Responsável de Animais de Estimação contempla 920 alunos da rede municipal de ensino
16/09/2019 17:33 atualizada em 16/09/2019 18:28

Na última semana, os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental prestigiaram uma palestra sobre a posse responsável dos animais de estimação, realizada pela médica-veterinária Analiz Zattera. O momento representou o fechamento do ciclo de palestras com esse tema, desenvolvido nas escolas desde o mês de maio. No total, foram aproximadamente 920 alunos contemplados com a atividade. Esta é uma ação do Programa “Posse Responsável de Animais de Estimação”, vinculado ao Projeto “Olhar Atento”.

As palestras enfatizam os cuidados necessários na adoção de animais domésticos, bem como a responsabilidade de quem opta pela adoção. Após a palestra, os alunos assistiram à peça teatral “Joãozinho e seus amiguinhos".

Concurso Posse Responsável

Além das palestras, o Programa Posse Responsável promove o Concurso Posse Responsável, com o objetivo de colocar a escola em diálogo com esta problemática social, contribuindo para a conscientização e a adoção de atitudes responsáveis em torno da posse de animais de estimação.

A proposta do Concurso Posse Responsável 2019 é envolver as turmas de alunos de terceiro ano e seus professores na campanha de arrecadação de tampinhas plásticas. As tampinhas serão repassadas ao COMBEA - Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, o qual destinará o recurso resultante da sua venda ao trato de animais de rua. Até o momento, foram recolhidos 1.550 quilos de tampinhas. A turma vencedora será conhecida em evento a ser realizado no dia 25 de outubro e receberá o troféu “EU AMO BICHO”, uma camiseta do programa e uma viagem de estudos.

O Programa prevê também momentos de divulgação e conscientização sobre o tema junto à comunidade e a produção de casinhas para cachorros (em parceria com a Comunidade Terapêutica), para doação a famílias que necessitam de abrigo para seus animais de estimação, conforme averiguação da Secretaria de Meio Ambiente, através do setor de fiscalização.

A realização do Programa é resultado de uma parceria que envolve ações conjuntas do Gabinete da Primeira Dama, Secretaria de Saúde (Setor de Vigilância Ambiental), Secretaria de Educação (Projeto “Olhar Atento”), Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo.

Fotos: Divulgação/SMED