Programa pré-natal masculino será apresentado em Feira de Soluções para a Saúde em Fortaleza
02/10/2019 11:33

O Programa pré-natal masculino realizado pela Secretaria Municipal da Saúde mais uma vez é destaque. Desta vez, profissionais do setor foram convidados pelo COSEMS-RS e Fiocruz para apresentar o programa na Feira de Soluções para Saúde, que ocorre de 16 a 19 de outubro no Centro de Eventos de Fortaleza. A coordenadora do Programa Saúde do Homem, enfermeira Cristiane Wottrich estará representando o Município. Todos os custos serão 100% pagos pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul e Fiocruz.

Bento Gonçalves iniciou em 2016 os atendimentos relacionados ao Parceiro da gestante nas Unidades Básicas de Saúde, através de consultas médicas e de enfermagem para realização de exames, testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis. As vacinas são atualizadas e agendadas consultas com dentista, nutricionista e psicóloga se necessário.

O parceiro é convidado a visitar o Centro Obstétrico do Hospital Tacchini e a participar de grupos educativos. Na oportunidade também é abordado sobre a Lei do Acompanhante (Lei 11.108/05), que garante que todas as gestantes têm o direito de escolher uma pessoa para ficar com ela no hospital durante o seu trabalho de parto e pós-parto (cesariana e normal).

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em 2019, 822 gestantes estão cadastradas, sendo que 386 parceiros estão realizando o acompanhamento, ou seja, 47%. Das 31 gestantes que tiveram diagnóstico de sífilis até o mês de setembro deste ano, 16 parceiros, ou seja, 52% realizaram acompanhamento.