menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Programa Saúde na Escola realiza ação na escola Agostino Brum
21/11/2016 12:48 atualizada em 21/11/2016 12:50

As equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) realizaram teste de visão na tarde do dia 17, na Escola Municipal Agostino Brum. Foram avaliados cerca de 30 alunos, com idade entre 6 e 11 anos. Destes, 15 apresentaram alteração e foram encaminhados a uma clínica oftalmológica.

 

Em 2015, 498 dos 4.124 alunos avaliados foram detectados com déficit na acuidade visual, sendo orientados a buscar atendimento nas unidades de saúde para posterior encaminhamento ao oftalmologista.

 

Então, propondo uma parceria com a Rotary Clube de Bento Gonçalves, a coordenadora do Programa, Érica Paula Fiorin, apresentou à entidade os resultados da avaliação, e as consultas com o médico iniciaram após três semanas de atendimento. Oportunidade em que 78 crianças e adolescentes foram consultados e, desses, 58 estavam com necessidade da utilização de óculos. Após a avaliação oftalmológica, os estudantes com prescrição de óculos foram encaminhados à ótica para providenciar a confecção.

 

Tanto a consulta como os óculos não geram custo nenhum às famílias dos estudantes e nem à Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação é uma parceria entre a Rotary Clube de Bento Gonçalves, Clínica de Olhos Dr. Sérgio Ramos Grácia e a Ótica Debianchi.

 

Programa Saúde na Escola

Em Bento Gonçalves, o Programa iniciou em 2011, em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a 16ª Coordenadoria Regional de Educação. A ação abrange 19 escolas de ensino fundamental e médio e 18 de educação infantil, totalizando cerca de 6.500 crianças e adolescentes.

 

O planejamento possui um Grupo de Trabalho Intersetorial, formado por profissionais na área da psicologia, fonoaudiologia, saúde bucal, enfermagem e nutrição e profissionais da Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS).

 

As atividades desenvolvidas promovem capacitação de profissionais para que realizem atividades educativas voltadas às temáticas de alimentação saudável, atividade física, saúde sexual e reprodutiva, DST’s, HIV/AIDS, álcool, tabaco, crack e outras drogas. Além disso, contemplam avaliação nutricional, de saúde bucal, acuidade visual, triagem auditiva e verificação da pressão arterial, realizadas anualmente nas instituições de ensino pelas Equipes de Saúde da Família. Em cada uma das avaliações, os escolares que apresentam alguma alteração são encaminhados às unidades de saúde do bairro para acompanhamento e, posteriormente, agendamento de consulta com médico especialista, quando necessário. 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Foto: Arquivo/ PSE