Programação dos Festejos Farroupilhas é lançada em Bento
26/08/2017 13:07 atualizada em 28/08/2017 11:01

Nesta sexta-feira, 25, foi realizado o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2017. A cerimônia realizada no CTG Laço Velho teve início com a chegada da Chama Crioula. Estiveram presentes o Prefeito Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores, Moises Scussel Neto, Coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Luís Carlos Rigon e o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

A programação terá início no dia 07 de setembro, a partir das 11:30, com a chegada da Chama Crioula na Rua Marechal Deodoro, após o desfile cívico da Semana da Pátria. Os festejos seguem com atrações no Parque Municipal de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva e na Rua Coberta. No dia 15, acontece a tradicional Tertúlia da Escola Estadual Mestre Santa Barbara, no Ginásio Municipal de Esportes. "É uma programação para todos os gostos, e que fará como que nosso Município reviva a história destes idealistas e revolucionários Farroupilhas. Além disso, Rua Coberta e ABCTG recebem os festejos", disse o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

Seguindo a tradição de valorizar figuras importantes do tradicionalismo Bento-gonçalvense, neste ano, o gaúcho homenageado é Adiles Rodrigues de Freitas. "Me sinto honrado e surpreso por essa homenagem. Nossa missão é fazer com que a chama do tradicionalismo permaneça sempre acesa em todos corações. Como Gaúcho homenageado quero continuar esse trabalho", destaca o tradicionalista.

O Prefeito Guilherme Pasin ressaltou que os festejos são uma forma de cultivar a tradição e unir a comunidade.  "Precisamos reafirmar a importância desta chama. Uma chama que nos ilumina para lembrarmos nossos princípios, e queimar aquilo que nos faz esquecer da nossa história e nossos líderes. Essa chama que arde e queima, também aquece e nos traz o espirito de união.  Que estes festejos sirvam para reafirmar laços que nos unem, muito além de um lenço no pescoço e uma bota no pé, mas o que nos une realmente são princípios e valores. ", afirma.

Também estiveram presentes o vereador Sidnei da Silva, secretários Municipais, Conselheiro Benemérito do MTG, Álvaro Machado de Mesquita, Presidente da ABCTG, Claudiomiro Laurindo Dias e o patrão do CTG Laço Velho Antenor Rizzi. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), com apoio do MTG e patrocínio da Caixa Economica Federal e Corsan.

Fenavinho

Neste ano a Fenavinho completa 50 anos, e está sendo comemorada com uma série de eventos, e a Semana Farroupilha se junta nas homenagens. Pois, foi através da união entre a comunidade que o tradicionalismo gaúcho teve destaque na festa. Todas as noites, na primeira Fenavinho, danças tradicionalistas foram apresentadas pelos CTGs Bento-gonçalvenses.

No dia 09 de setembro, as 20:30 será realizado na ABCTG, um jantar comemorativo à festa.

Gaúcho homenageado

O tradicionalista Adiles Rodrigues de Freitas, foi fundador e patrão por vários anos do CTG Herança de Bravos. Foi integrante do CTG Laço Velho, onde é sócio jubilado. Sendo sócio benemérito dos CTGs Gaudério Serrano, Laços da Amizade e Alvorada Gaúcha. Atuou como coordenador Regional da 11ª Região Tradicionalista do MTG (1988-2001). No ano de 1996, Adiles foi eleito o primeiro Presidente da ABCTG, onde ficou até 2011. Atualmente é vice-presidente da associação.

07 de setembro- Quinta-feira

7h- Desfile cívico militar

11:30 Abertura dos Festejos Farroupilhas na Rua Marechal Deodoro

20:30 Tertúlia livre- Jantar na ABCTG

08 de setembro- Sexta-feira

9h Abertura do acampamento Farroupilha

22h Show baile com Matheus Teixeira e Grupo Pachola na ABCTG

09 de setembro- sábado

11h Chegada da Chama Crioula no Parque Municipal de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva

20:30 Jantar de Integração- 50 anos da Fenavinho

22h Entrega de placas aos homenageados das entidades e do Município

23h Baile com Luis Moreira e Grupo Estampa Galpoeneira na ABCTG

10 de setembro- domingo

15h Encontro de trovadores na ABCTG

20:30 Tertúlia Livre- Jantar na ABCTG

11 de setembro- Segunda-feira

20h Sessão de cinema- Filme do Teixeirinha- na ABCTG

21h Tertúlia livre- jantar na ABCTG

12 de setembro- terça-feira

20h Sessão de cinema- Filme do Teixeirinha- na ABCTG

21h Tertúlia livre- Jantar na ABCTG

13 de setembro- quarta-feira

20:30 Jantar baile em prol da causa animal com Jeverson Carelli na ABCTG

14 de setembro- quinta-feira

14h Baile para 3ª idade com grupo Marca Campeira na ABCTG

20h Tertúlia livre- Jantar na ABCTG

15 de setembro- sexta-feira

19h Tertúlia da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, no Ginásio Municipal de Esportes

22h Baile com Moises Oliveira e Grupo vozes do Campo na ABCTG

16 de setembro- sábado

14h Encontro com invernadas das Entidades tradicionalistas na ABCTG

16h Campeonato de bocha campeira na ABCTG

23h Baile Grupo Tropilha Gaviona na ABCTG

17 de setembro- domingo

9h- Torneio de Truco na ABCTG

10h Futebol de bombacha na ABCTG

Na Rua Coberta

14h Início da mateada e encontro de invernadas das Entidades tradicionalistas

17:30 Show com Os Gaudérios

18 de setembro- segunda-feira

14h Projeto Leitura, Visita de estudantes na ABCTG. Momento cívico e recepção das escolas.

20h Sessão de cinema- Filme Teixeirinha- na ABCTG

21h Tertúlia livre- Jantar na ABCTG

19 de setembro- terça-feira

8h Projeto Leitura, Visita de estudantes na ABCTG. Momento cívico e recepção das escolas.

22h Show com Paulo Costa e baile com Grupo Sistema Antigo na ABCTG

20 de setembro- quarta-feira

9:30 Cavalgada Cristo Rei

11h Celebração Crioula na ABCTG