menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Projeto Florescendo para a Vida já entregou 650 mudas de árvores para recém-nascidos este ano
19/12/2018 15:17 atualizada em 19/12/2018 15:38

O Projeto Florescendo para a Vida, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM) em parceria com o Hospital Tacchini, distribuiu até o mês de novembro deste ano, mais de 650 mudas de árvores nativas. O projeto consiste na entrega de uma muda para cada recém-nascido no Município.


São oferecidas e disponibilizadas mudas preferencialmente frutíferas como Jabuticaba, Araçá, Guabiroba, Guabijú, Goiaba Serrana, Cereja, Pitangueira, Chal-Chal, Tibouchina, Ingá, Uvaia, entre outras.

 

"Este incentivo aos pais, a realizarem o plantio de uma árvore, tanto serve ao propósito de que a mesma faça parte da história de vida da criança, quanto à busca de valores e atitudes positivas no relacionamento com o meio em que vivemos", destaca a bióloga da SMMAM Simone Lemos.

 

Miguel Mesturini Casagrande, 5 anos, ganhou uma muda de pitangueira quando ainda era um bebê. "A árvore dá frutas e me faz sombra", disse o pequeno. Para a mãe Ana Paula Mesturini "é muito importante que o Miguel desde cedo compreenda a importância de preservar o meio ambiente plantando árvores e contribuindo para a preservação da natureza".

 

As árvores podem ser plantadas pelas famílias das crianças nas calçadas ou nos jardins, são próprias para sombra e produzem frutos comestíveis. Junto com a muda, a família recebe um material informativo a respeito dos cuidados com o meio-ambiente, incluindo o modo de plantar sua árvore e a correta separação do lixo.


A iniciativa objetiva também sensibilizar os pais dos bebês a zelar pela planta para que ela cresça e se desenvolva fazendo parte da história de vida da criança.


As árvores nativas que são distribuídas no Projeto são cultivadas no horto florestal da Comunidade Terapêutica de Bento Gonçalves. Além de beneficiar os munícipes, auxilia também no trabalho de recuperação dos internos.


Em uma forma de incentivo a arborização, Bento realizou o maior plantio da história do município, neste mês de dezembro: 850 mudas frutíferas e nativas foram plantadas em diversos pontos da cidade.


Como funciona

O agente ecológico fará uma ligação aos pais de recém nascidos no município, oferecendo uma muda de árvore para plantio e informando a respeito dos objetivos do Projeto.


Com o aceite de participação no projeto são registrados os dados referentes ao endereço e é enviado um Vale à residência do munícipe com as instruções de retirada da árvore na SMMAM.


Caso os pais tenham o desejo de participar do Projeto, mas não disponha de espaço físico para o plantio da árvore, a municipalidade fará o plantio da árvore para o bebê em via pública.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Divulgação/ SMMAM

BANCO DE IMAGENS