Projeto “Olhar Atento – Alimentação Saudável” entrega composteira na EMEF Lóris Reali
02/03/2018 15:51 atualizada em 02/03/2018 15:53

Na tarde desta quinta-feira, 1º de março, os professores e alunos da EMEF Lóris Antonio Pasquali Reali receberam uma composteira. A ação resulta de uma parceria entre o Projeto Olhar Atento: ciências para vida – Alimentação Saudável e a Empresa Adubare – Compostos orgânicos que o objetivo principal de fomentar o respeito com o meio ambiente.

A entrega foi realizada pelo técnico agrícola Cleber Von Muhlen, que conversou com as crianças sobre o que é compostagem, como funciona uma composteira e os tipos de resíduos que podem ser depositados. Explicou, também, que, de 30 a 40 dias, o composto estará pronto para ser utilizado na horta escolar, atividade esta que a escola já desenvolve.

Cleber enfatizou aos educandos que “somos responsáveis pela quantidade de resíduos que geramos e por isso, também somos responsáveis pelo seu destino correto” destacando que esta ação é uma prática simples, mas com resultados significativos.

Esta ação vem ao encontro do Projeto da escola, que neste ano, além de trabalhar as questões de leitura e escrita, abordará o tema “Todos pela Sustentabilidade”, com o propósito de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar da importância do cuidado com o meio ambiente, para formar cidadãos responsáveis a fazer escolhas adequadas ao bem estar de todos.

Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável

É uma realização da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria da Agricultura, com o apoio da EMATER, SINDILOJAS, SICREDI, Associação dos Agricultores Ecológicos de Bento Gonçalves, Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Papelaria Botafogo, Agropecuária Agro Pet dos Anjos, Adubare-Compostos Orgânicos e Subprefeitura do Vale dos Vinhedos.

Esta ação é desenvolvida desde 2013, e em 2017 contemplou 15 escolas municipais. As escolas envolvidas recebem orientação técnica e pedagógica, bem como a doação de mudas, sementes e composto orgânico. A implantação e reativação das hortas escolares propiciam que aos alunos compartilharem responsabilidades como plantar, cuidar, aguar e colher. Os gêneros escolhidos para o plantio primam pela variedade, buscando enriquecer a experiência dos estudantes em torno do cultivo da terra, e propiciando o acompanhamento do crescimento de diferentes vegetais que, colhidos, incrementaram a alimentação escolar.

Fotos: Divulgação/SMED