Projeto social do CEU Ouro Verde é apresentado para a comunidade
05/10/2015 09:08 atualizada em 05/10/2015 09:19

A Prefeitura de Bento Gonçalves apresentou no sábado, 3, o Projeto Social do Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Ouro Verde. O evento ocorreu na sede da Associação de Moradores do bairro, onde a empresa IES Zoom, licitada para desenvolver o trabalho, realizou a primeira das sete oficinas de sensibilização da comunidade para a ocupação da estrutura. A estimativa é de que cerca de 4 mil pessoas serão beneficiadas. O objetivo é integrar em um único espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, a fim de promover a cidadania em áreas de alta vulnerabilidade social.

O CEU Ouro Verde terá uma estrutura de 3.000m², composta por salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada e um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). A obra tem um investimento de cerca de R$ 2 milhões, financiados com verba dos ministérios da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça e do Trabalho e Emprego. A vencedora da licitação foi a empresa Loss Construções e Pré-Moldados Ltda. Esta ação faz parte do programa estruturante de governo Viver Bem e envolve as secretarias municipais de Juventude, Esporte e Lazer; de Cultura e de Habitação e Assistência Social.

O prefeito Guilherme Pasin destacou a importância da participação comunitária. "Esta obra não é da Prefeitura, e sim, da comunidade. São os moradores que vão usufruiur dos benefícios desta estrutura e também terão a sua parcela de participação na gestão, indicando suas necessidades. Por isso, pedimos que nos ajudem a administrar e a cuidar dessa grande obra social e cultural", ressalta.

A administração do CEU é realizada em sistema tripartite, sendo 1/3 de representantes da Prefeitura, 1/3 das entidades da sociedade civil organizada e mais 1/3 de representação de moradores da comunidade abrangida pelos serviços. A próxima oficina de sensibilização foi marcada para dia 23 de outubro, no mesmo local.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura
Fotos: Emanuele Nicola