menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Projeto Transformando Vidas oportuniza experiência profissional a adolescentes
17/09/2018 08:34 atualizada em 17/09/2018 08:46

O projeto Transformando Vidas, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama, continua dando frutos. Cumprindo um dos propósitos da iniciativa, os 20 participantes da quinta edição já foram inseridos no mundo do emprego formal, por meio do Jovem Aprendiz.

 

A adolescente de 15 anos, Érica Noronha trabalha no Hospital Tacchini e foi uma das contempladas pelo Programa. “Este é o meu primeiro emprego e estou gostando muito. Trabalho no setor Administrativo, então, faço um pouco de tudo”, afima.

 

Os adolescentes realizam cursos voltados para a indústria ou comércio, no Senai e Senac, respectivamente, com contração por empresas que incluem em seu quadro de colaboradores jovens com idade entre 14 e 24 anos. Desde 2017, o Transformando Vidas oportuniza essa experiência profissional, somando 34 jovens.

 

Manoela Louisi Trindade Mota, de 16 anos, participou da edição passada e atualmente cursa Marcenaria no Senai. Ela conta que após o Projeto muitas coisas mudaram em sua vida. “As coisas só melhoraram. Eu tive muitas oportunidades, aprendi muita coisa tanto no projeto quanto nos cursos, oportunidades essas que com certeza não teria antes. Só tenho a agradecer! Está sendo maravilhoso trabalhar pela Todeschini, pois eles nos dão muita atenção e estão sempre em contato”, pontua. Sobre sua projeção para o futuro, ela acrescenta: “Quero seguir na carreira de design, pois me interesso e me identifiquei com essa área”.

 

Durante o período do projeto, os jovens receberam formação com temas voltados ao mercado de trabalho, desde a vestimenta para uma entrevista até a inclusão no âmbito profissional, além de atividades voltadas ao bem-estar, como aulas de automaquiagem e barbearia. As ações fazem parte do Programa Acessuas Trabalho, da Secretaria de Habitação e Assistência Social, que oferece capacitação, garantindo inclusão social com empregabilidade.

 

A primeira-dama, Cynthia Pasin, destaca que o trabalho permite aos cidadãos desenvolver sua criatividade e enfatizar suas potencialidades. “Essa é uma fase de transição, é o momento em que os jovens começam a pensar em que profissão querem seguir, responsabilidades, mas também é um tempo de sonhar. É uma forma de a gente mostrar que eles têm potencial. O primeiro emprego é o estímulo que falta para que eles vislumbrem um futuro”, enfatiza.

 

A 5ª edição do Projeto Transformando Vidas culminou com um baile no dia 18 de agosto. Leia mais: https://bit.ly/2QjHv91.

 

 

Assessoria de Comunicação Social 

Foto: Franciele Gonçalves