menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Revisão do Plano Diretor chega à metade do processo
16/03/2015 10:17 atualizada em 16/03/2015 10:37

A revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves está na sexta das 12 fases: Prognóstico, Estratégia e Diretrizes. Nesta etapa, está sendo realizada a compatibilização do diagnóstico técnico com o da comunidade, além da montagem de cenários compatíveis com a evolução verificada no município no período, considerando as projeções demográficas para cinco e dez anos, simulando a distribuição espacial dos acréscimos populacionais em diferentes arranjos espaciais, diferenciando cada arranjo dos demais através da densidade e da posição. Também acontece a simulação da expansão das atividades econômicas de acordo com padrões de localização e especialização verificados hoje como tendência. Nesta fase, ainda são definidas diretrizes e identificadas estratégias de implantação e construção de alternativas. O trabalho é realizado pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUFRGS).  

Em cinco meses de trabalho, foram concluídas as fases de Sensibilização, Consolidação de Dados, Análises, Consolidação do Diagnóstico e Compatibilização. A próxima etapa são as audiências públicas, que devem começar até junho. O trabalho começou em outubro de 2014 e tem previsão de ser concluído em um ano.    

 

Participação popular  

 

O diretor do IPURB, Luciano Cavallet, avalia que o processo está avançando conforme o cronograma previsto. Entretanto, ressalta que mesmo antes das audiências públicas, a população e as instituições podem colaborar com suas sugestões. "Disponibilizamos um link no site da Prefeitura para que toda a comunidade possa nos ajudar a construir este novo modelo de Plano Diretor. Neste canal de comunicação, a população pode responder um questionário, participar de um blog e visualizar as estatísticas do projeto. É muito importante para o poder público essa colaboração, que significa a visão de quem recebe os nossos serviços. Além disso, estamos proporcionando toda a transparência sobre o andamento do processo, com a divulgação do trabalho através da imprensa e das mídias próprias do município", destaca.  

 

Para acessar o link, basta entrar no site www.bentogoncalves.rs.gov.br e clicar no banner Pano Diretor de Bento Gonçalves, que fica na parte superior direita ou diretamente através do endereço eletrônico https://planodiretorbentogoncalves.wordpress.com/.

 

 

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura

Foto: Arquivo ASCOM