Semana da Consciência Negra promove Seminário
17/11/2015 11:11 atualizada em 17/11/2015 11:15

A Semana da Consciência Negra de Bento Gonçalves promoveu na noite de ontem, 16, o Seminário Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais. O evento foi realizado no auditório do IFRS/BG e reuniu alunos, educadores e a comunidade em geral, com o objetivo de promover o conhecimento, a valorização e o respeito às especificidades culturais das etnias constituintes da nação brasileira.

Uma mesa redonda abordou dois temas: Políticas Públicas afirmativas e projetos para o povo negro, com a secretária adjunta do Povo Negro – Secretaria Municipal dos Direitos Humanos de Porto Alegre, Elisete Alves Moretto, que apresentou o case do seu município; e O povo negro na construção da identidade brasileira e os desafios para a educação anti-racista, com a coordenadora de tutoria da UNIAFRO/UFRGS.

Ainda, uma série de apresentações de estudantes morcaram o evento. Uma exposição também chamou a atenção do público: diversas escolas do município apresentaram os trabalhos realizados em sala de aula. São peças que representam a cultura, os costumes dos povos negros e a contribuição delas para a sociedade.

A secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasquez, destaca a importância do evento. “O Brasil é o que é graças a sua imensa diversidade étnico-cultural. Esse evento representa o desejo de todos em promover a aceitação das mais diversas expressões culturais. É isso que temos trabalhado em todas as escolas do município, dos anos iniciais ao ensino médio”, complementa.

Confira a programação

17.11
19h - Teatro "Eu não sou Macaco" e palestra "Rio Grande Negro" com professor Jovani Scherer - IFRS

18.11