Setor de Saúde Bucal conclui primeiro semestre de atividades nas escolas
18/07/2018 08:21 atualizada em 18/07/2018 08:28

Em parceria com a Secretaria de Educação, o Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde realizou no primeiro semestre, atividades relacionadas ao Programa de Prevenção 2018. O trabalho desenvolvido foi a higiene e o açúcar escondido nos alimentos. Registramos aqui as atividades desenvolvidas com os alunos do Berçário I e II (até dois anos) e Maternal I e II (até quatro anos) . Atualmente as atividades são realizadas em  61 escolas, alcançando 10.233 alunos, do berçário ao 5º ano.

No programa, os alunos aprendem a importância do cuidado desde cedo com a dentição, bem como, a escolha saudável doa alimentos, que diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Por exemplo, há educandários  que possuem sua própria horta onde plantam e consomem alimentos e realizam essa tarefa junto com os pequenos. Assim, é elaborado um trabalho de conscientização, onde essas práticas tornam-se hábitos regulares para uma alimentação mais sadia.

Segundo a coordenadora do Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Giovana De Bacco, todo o ensinamento feito na primeira infância, de forma repetitiva, se transforma em hábito saudável que a pessoa carrega por toda a vida. “Saber escolher alimentos saudáveis e diminuir o consumo de açúcar contribui não só para a redução da cárie, como também na diminuição da obesidade infantil e doenças que antigamente não atingiam tantas crianças, como a hipertensão, triglicerídeos aumentados, colesterol, diabetes”.

Cada escola selecionará o seu melhor trabalho que será exposto na Semana de Bento, na Via Del Vino, em outubro. O Setor de Saúde Bucal dará um certificado pelo trabalho desenvolvido para todas as escolas e para o professor. Além disso, será dado destaque para as 3 escolas e professoras que apresentarem os melhores trabalhos.

Fotos: Divulgação/Setor da Saúde Bucal