Settimana Italiana di Bento comemora cultura dos imigrantes
18/05/2016 09:08 atualizada em 19/05/2016 14:16

Com a realização do Festival de Corais, na Fundação Casa das Artes, foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 17, a 2ª Settimana Italiana di Bento. O evento apresenta até o dia 22 de maio, uma série de atrações em roteiros turísticos, empreendimentos, na Fundação casa das Artes e na praça Via Del Vino. O objetivo é comemorar a cultura, e celebrar a chegada dos primeiros imigrantes Italianos no Município.

Apresentações musicais, sessão de cinema, campeonato de quatrilho, exposições e cursos de degustação de vinhos e espumantes integram a programação. A promoção é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) e da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), com apoio de entidades culturais italianas e do trade turístico. "A história da imigração italiana é um dos diferenciais da atividade turística em Bento Gonçalves. O turista busca conhecer, a fundo, a cultura de um povo, seja em roteiros turísticos ou eventos, a busca é pelas expressões culturais, pelo canto, gastronomia, entre outros símbolos", justifica o secretário de Turismo, Gilberto Durante.

O secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, acredita que o evento permite o enaltecimento da cultura italiana. "Vamos relembrar a cultura, nossos talentos e nossa história, e, principalmente, a força dos imigrantes que cultivaram esta terra devoluta e fizeram dela a sua casa", diz.

Em seu pronunciamento, o representante das entidades parceiras, e presidente da Associação Trevisani Nel Mondo, Valério Simonetti destacou a importância de preservar a cultura dos imigrantes. "Temos que valorizar a cultura deixada pelos imigrantes italianos. Não podemos deixar que os costumes, que o nosso dialeto caiam no esquecimento. E essa semana é para que isso seja evidenciado", destaca.

Na próxima sexta-feira, dia 20, é celebrado os 141 anos da imigração italiana no Estado. Bento Gonçalves, está entre as primeiras colônias que os imigrantes habitaram, em 1875. Para o vereador Moises Scussel, as comemorações da Settimana devem ser estabelecidas no calendádio do Município. "Mais do que reviver os costumes deixados pelos colonizadores, a ideia da programação é reconhecer o legado à história do município", afirma.

O Prefeito Guilherme Pasin também ressaltou que as atividades são uma forma de manter viva a cultura italiana. "O sonho de uma vida melhor em novas terras foi concretizado pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região, com muita luta, trabalho e perseverança, coube a eles desbravar o território e iniciar uma história de riquezas: riqueza na cultura, no modo de fazer, de viver. Valorizar isso não é somente uma forma de homenagear aqueles que há 141 anos desbravaram a região. É ter certeza de que nossa história será eternizada", finaliza.

A programação completa pode ser conferida no http://migre.me/tOVmM.

Foto:Emanuele Nicola