SMED e OAB/BG firmam parceria no projeto OAB vai à Escola
17/05/2016 14:27 atualizada em 17/05/2016 17:02

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Subseção de Bento Gonçalves da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BG) estão juntas na retomada dos trabalhos do projeto OAB vai à Escola, realizado pela Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA). Nesta terça-feira, 17, em reunião com o Prefeito Guilherme Pasin foram apresentadas as escolas e os assuntos que serão abordados no projeto.

O projeto tem por objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários da Subseção local. Foram disponibilizados para as escolas três temas, sendo que o educandário opta por um para ser apresentado. "As escolas escolheram os assuntos que se encaixavam na realidade do local, esse será um excelente momento para aprofundar questões do ambiente escolar. Acredito que já podemos pensar na ampliação do projeto", destaca a secretária de Educação Ieda Luchese Gava.

Desde 2012 o projeto não era realizado em Bento Gonçalves e, através desta parceria, inúmeras escolas do Município serão beneficiadas com as ações. O Presidente da OAB, Cleber Dalla Coleta acrescenta que a continuidade do projeto, vem ao encontro do projeto da nova direção de aproximar a entidade da sociedade. "Estamos envolvendo os jovens no projeto. A ordem tem um papel muito maior, que é de auxiliar a sociedade", disse.

O prefeito comemorou a volta do projeto. "Que o reinicio deste projeto seja uma semente positiva para as escolas. É uma ação que leva aos estudantes, suas famílias e à comunidade em geral lições de cidadania, proporcionando uma ampla conscientização da sociedade sobre seus direitos e deveres", complementa.

A primeira palestra do OAB vai à Escola deste ano será no dia 20 de maio, às 8h, na EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali, localizada no Vale dos Vinhedos. O tema escolhido pela Escola foi "Direito e Cidadania: Constituição Federal", no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional e as medidas socioeducativas aplicadas.

Participaram do encontro o procurador do Município, Sidgrei Machado Spassini, coordenador da primeira edição do projeto, adjunta de Educação Fernanda Lodetti, da Comissão Especial da Mulher Advogada, Sabrina Sanches, presidente do CEJA, Hellen Waskievicz Locatelli e demais advogados.

Temas:

1.   "Direito e Cidadania: Constituição Federal" no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Direito do Consumidor, ressaltando o perigo cibernético e os limites do direito de reclamar.

2.   "Direito e Cidadania: Constituição Federal" no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional e as medidas socioeducativas aplicadas.

3.  "Direito e Cidadania: Uma abordagem sobre violência doméstica e violência na escola", enfatizando o bullyng e as formas de denúncia, uso e porte de drogas e suas responsabilidades.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola