SMED promove Curso de Qualificação no Preparo de Refeições da Alimentação Infantil
02/07/2018 16:01 atualizada em 03/07/2018 14:26

Nos dias 22 e 29 de junho, ocorreu nas dependências da Escola Municipal Infantil Recanto Alviazul, o Curso de Qualificação no Preparo de Refeições da Alimentação Infantil: Aula Teórica e Prática. A capacitação teve a participação de 21 merendeiras da rede municipal de ensino infantil que realizam o preparo de refeições para os alunos de até 12 meses de idade, sendo contemplada uma vaga por escola.

O curso de qualificação foi ministrado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, Andréia Roque, Magliane Béria e Renata Geremia, e foi dividido em duas etapas. No primeiro momento, foi realizada a apresentação teórica sobre as orientações técnicas quanto à execução do trabalho das merendeiras e, no segundo momento, a aula prática, onde as participantes tiveram que realizar receitas retiradas dos cardápios enviados às escolas, levando em consideração as consistências por faixa etária (7 meses, 8 a 10 meses e acima de 11 meses).

O objetivo do curso é capacitar as profissionais quanto às boas práticas de manipulação, armazenamento do leite materno nas escolas, execução dos cardápios enviados pelas nutricionistas do setor de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação, consistências das preparações por faixa etária, uso consciente do sal e do óleo, preparo de fórmulas infantis, orientações quanto a intolerâncias e alergias alimentares e higiene pessoal. Ao final do curso foram disponibilizadas as merendeiras as receitas, o material teórico e os novos cardápios contendo as informações nutricionais.

Boas práticas de agricultura familiar

Os investimentos da administração municipal na compra de alimentos in natura (sem processamento), que chegam nas 42 escolas do município, beneficiam mais de 10 mil alunos. Do início do ano letivo até maio de 2018 foram investidos em merenda escolar R$613.166,39.

Cerca de 95% dos recursos transferidos pelo FNDE através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, são investidos em produtos da agricultura familiar, beneficiando os produtores rurais de Bento Gonçalves e região, fator decisivo para classificação do Município. São frutas, legumes, hortaliças, entre outros alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras que compuseram 2,7 milhões de refeições que chegam até as crianças.

Fotos: Divulgação/SMED