Troféu Mérito Talian é entregue em Bento
16/11/2015 13:47 atualizada em 16/11/2015 13:56

Foi realizado na noite do último sábado, 14, na Sociedade Educativa Barracão a entrega do Troféu e Diploma Mérito Talian e 140 Anos da Imigração Italiana. O evento integrou a programação do 19º Encontro dos Difusores do Talian e o V Fórum Nacional da Língua Talian, que encerrou ontem em Bento Gonçalves.

A atividade visa celebrar o primeiro ano de reconhecimento da Língua Talian por parte do governo federal, como Referência Cultural Brasileira. Participaram do encontro, entidades de preservação da cultura da imigração italiana e comunicadores que apresentam programas radiofônicos em Talian em diversas emissoras do país.

O Prefeito Guilherme Pasin, foi um dos agraciados com o Mérito Talian e destacou a importância da preservação da cultura dos imigrantes. "Este é um ano especial, pois comemoramos os 140 anos da Imigração Italiana. E momentos como este deixam vivo o patrimônio histórico deixado pelos Imigrantes. Temos que valorizar, e deixar para as próximas gerações a chama do Talian acesa", ressalta.

No Município uma comissão já estuda a transformação do dialeto talian em língua co-oficial. O talian é um dialeto falado ainda hoje por descendentes dos imigrantes italianos que chegaram a partir de 1875 ao Estado. Na Serra, a cidade de Serafina Correa já tem o talian como língua co-oficial desde 2009.

O evento reuniu as seguintes entidades Societá Italiana, Círcolo Vêneto, Famiglia Trentina di Santo Antão, Associação Trevisani nel Mondo e Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul uniram-se à Federação das Associações Ítalo-Brasileiras (FIBRA) e à Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA).

Foto: Emanuele Nicola