Vereadores mirins realizam Sessão Solene simulada
11/10/2017 10:45 atualizada em 11/10/2017 14:37

Integrando a programação da Semana dos 127 anos de emancipação política e administrativa de Bento Gonçalves foi realizada nesta terça-feira, 10, a Sessão Solene simulada do Vereador Mirim. Na ocasião, foram conferidos diplomas às escolas e certificados aos professores envolvidos. No total, nove escolas aderiram ao programa e mais de duas mil pessoas se envolveram em seu processo eletivo.

O projeto foi uma parceria da Câmara Municipal de Vereadores com a Secretaria Municipal de Educação e consiste na realização de uma sessão legislativa simulada para estudantes dos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Bento Gonçalves. A intenção do programa, instituído pela Resolução nº 206/2017, é demonstrar aos jovens como se desenvolve o trabalho parlamentar e vivenciar a experiência do Poder Legislativo, em todas as suas interfaces, a fim de melhor formar cidadãos e, até mesmo, despertar nos adolescentes um maior interesse pela política.

No decorrer do processo eletivo, os alunos escolheram um dos três partidos sugeridos: Partido Estudantil de Bento Gonçalves (PEBG); Partido dos Estudantes Unidos (PMU); Partido do Movimento Estudantil (PME). A Mesa Diretora foi composta por: Lucas Ventura Gregio (presidente), Aline de Vargas Zich (vice-presidente), Vinícius Pires Civardi (primeiro-secretário) e Diana Bortolon (segunda-secretária). Estes alunos foram automaticamente apadrinhados pelo presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), vice-presidente, vereador Eduardo Virissimo (PP), o primeiro-secretário, vereador Rafael Pasqualotto (PP) e o segundo-secretário, vereador Valdemir Marini (PTB).

Os demais alunos também tiveram os vereadores padrinhos revelados por meio de sorteio, com o objetivo de auxiliar e conduzir os estudantes durante a próxima etapa que é a elaboração do projeto.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques comemorou o desempenho dos alunos Vereadores Mirins: “Com certeza, para ocupar a tribuna e defender propostas que poderão vir a tornar-se anteprojetos ou mesmo projetos de lei, (caso o vereador padrinho decida dar segmento a estas demandas), estes educandos tiveram a oportunidade de aprimorar o olhar perante à escola e seu entorno, provocando a necessidade de diálogo com a comunidade.”  A Secretária destaca também a importância que os professores tiveram durante toda a trajetória do Programa: “o êxito dos alunos é reflexo do empenho e dedicação dos docentes”.

Abaixo, a relação dos vereadores mirins e suas respectivas escolas e padrinhos:

- Presidente Lucas Ventura Gregio (EMEM Alfredo Aveline) - Vereador Moisés Scussel Neto (PSDB);

- Vice-presidente Aline de Vargas Zich (EMEF Vânia Mincarone) - Vereador Eduardo Virissimo (PP);

- Primeiro-secretário Vinícius Pires Civardi (EMEF Noely Clemente de Rossi) - Vereador Rafael Pasqualotto (PP);

- Segunda-secretária Diana Bortolon (EMEM Alfredo Aveline) - Vereador Valdemir Marini (PTB);

- Bruno Luca Somensi (EMEF Maria Zambon Benini) - Vereador Sidinei da Silva (PPS);

- Diogo Justino (EMEF Maria Borges Frota) - Vereador Paulo Roberto Cavalli (PTB);

- Eduarda Cardoso Deboni (EMTI São Roque) - Vereador Moacir Camerini (PDT);

- Franklin dos Santos (EMEF Princesa Isabel) - Vereador Gilmar Pessutto (PSDB);

- Henrique Maciel (EMEF Maria Borges Frota) - Vereador Elvio de Lima (PMDB);

- Juliana Detoni Didoné (EMEM Alfredo Aveline) - Vereador Marcos Barbosa (PRB);

- Jullyane Bender da Silva (EMEF Maria Zambon Benini) - Vereador Agostinho Petroli (PMDB);

- Luis Filipe Borges Poletto (EMEF Noely Clemente de Rossi) - Vereador Gustavo Sperotto (DEM);

- Maria Eduarda Herber (EMEF Liette Tesser Pozza) - Vereador Idasir dos Santos (PMDB);

- Marcos Felipe da Silva Baia (EMTI São Roque) - Vereador Jocelito Tonietto (PDT);

- Vanessa Padilha de Souza (EMEF Ulysses Leonel de Gasperi) - Vereador Volnei Christofoli (PP);

- Vitor Augusto Marsango Teixeira (EMEF Liette Tesser Pozza) - Vereador Neri Mazzochin (PP);

- Vitória Klaus de Oliveria (EMEF Ulysses Leonel de Gasperi) - Vereador Anderson Zanella (PSD).

Assista a Sessão Solene simulada do programa Vereador Mirim por meio deste link do You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=r5sPEBLZDKM

Fotos: Jose Martim Estefanon