menu
ALT + 1
conteúdo
ALT + 2
home
ALT + 3
pesquisar
ALT + 4

contraste

texto

Início do conteúdo

Agência de Notícias > notícia

Agência de Notícias

Vigilância Epidemiológica apresenta diagnóstico do Coronavírus em Bento
09/05/2020 10:16 atualizada em 09/05/2020 10:33

Nesta sexta-feira, 08, o Comitê de Atenção ao Coronavírus divulgou o Informe Epidemiológico 71 com as informações sobre o vírus na cidade. O material apresentou que o Município já conta com 101 casos com cura clínica para doença. As informações integram um levantamento de dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves. Os dados têm como base o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).  

 

Conforme o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, José da Rosa apesar dos primeiros casos terem sido diagnosticados (confirmados por exames) na semana de 16/03 até 22/03, os primeiros doentes já estavam sendo monitorados na semana de 09/03 a 15/03.  

 

Os dados também demonstram que dos infectados 43,4% são homens e 56,6% mulheres. A distribuição etária dos casos mostra que a maior proporção de infectados está na faixa etária de 20 a 39 anos (36,7%) e de 40 a 59 anos (32,7%), respectivamente. Entretanto, a maior incidência tem se concentrado na faixa etária acima de 60 anos. A incidência entre idosos é cerca de 30% maior que a verificada entre os infectados de 20 a 39 anos.  

 

Outro ponto importante é que entre os infectados, 64,3% estava com quadro de síndrome gripal, por ocasião do diagnóstico, e 30,1% com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Em 5,6% dos casos não havia sintomas.  

 

Ampliação da testagem  

Como forma de ampliar o raio de monitoramento dos pacientes com Coronavírus na cidade, a Prefeitura aumentou a testagem no Município. "Desde o início nossas decisões são embasadas em dados científicos e técnicos, e sempre apresentados com transparência para população, o que nos permitiu planejar cada passo com tranquilidade. Agora com mais testes podemos monitorar a disseminação do vírus na cidade, isolar os confirmados e quem convive com eles", disse.   

 

O diagnóstico da Vigilância Epidemiológica demonstrou que do total de casos confirmados, em 64,3% (126) a infecção foi diagnosticada através de um exame laboratorial chamado PCR (polymerase chain reaction), e o restante através da realização de testes rápidos.  

 

Bento Gonçalves hoje tem 196 pacientes confirmados com a doença, sendo 101 já com cura clínica e 03 óbitos.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola