VII Conferência Municipal de Saúde debate democracia e consolidação do SUS
28/03/2019 11:05 atualizada em 28/03/2019 14:13

A VII Conferência Municipal de Saúde abriu o foro de debates nesta quinta-feira, 28, no auditório da FTEC, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Até o dia 29, o encontro promoverá a mobilização da sociedade, avaliando a situação da saúde e elaborando propostas relacionadas à área.

Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Ferreira, agradeceu a presença de todos e o empenho daqueles que buscaram fazer da VII Conferência e das Pré-Conferências momentos de debate e de trazer informação à comunidade.

A abertura contou com a presença da representante do Conselho Estadual de Saúde, Irene Prazeres. “Estamos em momento em que a comunidade é chamada a olhar para o Sistema Único de Saúde e pensar em alternativas para consolidar, ampliar a participação e discutir quais são suas necessidades, garantindo um preceito constitucional de saúde universal”, destacou Irene.

A etapa municipal tem o objetivo de analisar a situação de saúde, as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito do município, da região, do estado e da União, garantindo assim a participação do município e suas demandas para a qualidade e equidade no Sistema Único de Saúde.

O secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, incentivou os presentes a debater sobre a situação atual da saúde e dar importância a ocasião. “A Conferência é um momento único dentro da saúde em que podemos expor nossas críticas, localizar estratégias e ter um documento consistente. Não podemos nos acostumar que é normal o SUS ter falhas. Aqui em Bento já é realizado um trabalho diferente: 23% do investimento são em saúde. Abrimos uma UPA com recursos próprios, conseguimos manter os medicamentos para todos, estamos sempre buscando oferecer um serviço de qualidade para o cidadão”, reiterou o gestor.

A 7ª edição tem a coordenação do Conselho Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Programação:

Dia 28: Tema: Saúde com Direito

08h - Recepção

08h - Solenidade de Abertura

09h - Palestra: Advogado Matheus Barbosa - OAB BG

10h - Intervalo

10h - Palestra: Antonio Frizzo

11h - Palestra: "Cuidados Paliativos" - Dra. Tamara Zaro Chiele - UBS Central

12h - Intervalo para almoço

13h30 - Reabertura da plenária

13h45 - Palestra: Lotario - CES RS

14h30 - Debates das propostas criadas no Município.

15h30 - Intervalo

15h45 - Retomada dos debates

16h30 - Plenária Final do 1º dia

17h30 - Encerramento